Unimed Nordeste-RS apresenta cabine de telemedicina na Mercopar

Comnplexo da Serra gaúcha vai dispor de um equipamento de cirurgia robótica

Crédito: Divulgação

Inovação em saúde é o foco do espaço da Unimed Nordeste-RS na 32ª Mercopar, que ocorre até o dia 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Além de patrocinadora e prestadora oficial do atendimento médico da maior feira de inovação industrial da América Latina, a cooperativa vai apresentar no evento soluções próprias de tecnologia, como um protótipo de uma cabine de telemedicina denominado ConectaMed.

Com expertise da Marcopolo, que desenvolveu a estrutura, o equipamento oferece uma balança de bioimpedância capaz de aferir peso, altura, temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e índices de massa e de gordura corporal, além de interagir com um médico em tempo real (apenas para trocas de informações acerca da telemedicina, já que consultas médicas não serão realizadas durante a exposição).

“A Unimed Nordeste-RS sempre procura estar alinhada aos avanços da tecnologia para qualificar sua prestação de serviços. Para isso, parcerias com empresas e eventos referenciais como a Marcopolo e a Mercopar são fundamentais. Nessa ocasião, unimos a excelência em produção industrial e em assistência em saúde para apresentar, na melhor vitrine possível, inovações que vão impactar fortemente no aumento da qualidade dos nossos atendimentos de alta, média e baixa complexidade”, descreve o presidente da cooperativa médica, Dr. André Germano Leite.

ROBÔ

O Complexo Hospitalar Unimed será o primeiro estabelecimento de saúde da Serra Gaúcha a dispor de um equipamento de cirurgia robótica. Até o final de 2023, o hospital deverá contar com o funcionamento do robô Da Vinci X, desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive. Entre os principais diferenciais do serviço, estão a garantia de ainda mais segurança nos procedimentos; intervenções mais precisas; processos minimamente invasivos e a recuperação mais rápida dos pacientes.

O robô poderá ser utilizado em cirurgias gerais, urologia, ginecologia, cirurgia torácica, entre outras. Nesse tipo de cirurgia, o cirurgião fica em um console, afastado do paciente, manipulando as pinças através de um joystick. O robô otimiza os movimentos, com mais segurança e precisão. Outra equipe está pronta para atuar, ao lado do paciente, caso seja necessário.

Além disso, a Unimed Nordeste-RS estará expondo detalhes de investimentos como equipamentos de monitoramento não invasivos de ponta, serviço próprio de Oncologia, Casa Semente (voltada ao acolhimento de crianças diagnosticadas com TEA), além da incorporação de novas tecnologias, em especial o prontuário médico com apoio da Inteligência Artificial, em parceria com a empresa MV Sistemas, com sede em Recife (PE).