Brasil chega a marca de 1.135 repatriados do Oriente Médio

Operação Voltando em Paz transportou de volta ao país brasileiros que viviam ou faziam turismo na região de conflito entre Israel e o Hamas

Foto: GOV BR / FAB

A Operação Voltando em Paz, que visa repatriar cidadãos da zona de conflito entre Israel e Hamas, completa na madrugada desta quinta-feira, a marca de 1.135 brasileiros resgatados do Oriente Médio. Nas primeiras hora do dia, mais um KC-30, aeronave da FAB que transporta 219 passageiros, chega ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Desde que o conflito eclodiu, com o ataque do Hamas na manhã de sábado, o governo brasileiro montou um Gabinete de Crise para ajudar os brasileiros que vivem na região.

Um formulário online buscou identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Foram priorizados brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, crianças, idosos e mulheres.

Fred Meyer, Embaixador do Brasil em Israel, explicou que toda a equipe fica mobilizada 24 horas para garantir que sejam transportados todos os brasileiros que tenham interesse. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, resumiu Meyer.

Nesta quarta-feira, uma outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190), pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito, local reservado às operações aéreas destinadas a apoio humanitário. Depois, seguiu para o Cairo onde aguarda a liberação de brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza.

Mobilizada, a Força Aérea Brasileira designou quatro aeronaves, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate. O governo federal também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.