Semana para ficar de olho nas tensões do Oriente Médio

No Brasil, a semana é de destaque para indicadores de atividade econômica do mês de agosto

Crédito: Freepik

A semana na economia mundial ainda sobre o impacto da escalada de tensões geopolíticas no Oriente Médio, principalmente no preço do petróleo que disparou na semana passada, fechando a semana com um aumento de 7,46%. No Brasil, distante do conflito, a semana é de destaque para indicadores de atividade econômica do mês de agosto.

A sequência de dados tem início nesta segunda-feira, 16, com a divulgação do relatório Focus, do Banco Central, com a expectativa de mais de cem instituições financeiras sobre a economia nacional. Na terça-feira, sai a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), com uma expectativa de crescimento anual de 0,3%. seguida pelas vendas no varejo, na quarta-feira, 18, mas com retração mensal de 0,4%, ambas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na quinta-feira, 19, ainda tem o indicador de atividade econômica do Banco Central, o IBC-Br, com estimativa de queda mensal de 0,3%.

ESTADOS UNIDOS

Na agenda dos Estados Unidos, os destaques também são indicadores de atividade econômica. Na terça-feira, 17, saem as vendas do varejo e a produção industrial. Para o primeiro indicador, a expectativa é de uma alta de 0,3% em setembro na comparação com agosto. Para a indústria, a expectativa é de estabilidade, na mesma base de comparação, revelando um potencial desaquecimento.

Na quarta-feira, 18, tem o Livro Bege, documento que traz uma visão geral de lideranças econômicas nos doze distritos do BC americano.