Famílias de estudantes gaúchos relatam angústia e alívio após resgate em Israel

Rafael Tobias Cohen Tvorecki, de 17 anos, e Eduarda Anele Schames, de 16 anos, retornaram no fim da noite de sexta-feira para Porto Alegre

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

Um misto de angústia, tristeza e alívio marcou o retorno de dois brasileiros gaúchos na noite desta sexta-feira. Os estudantes, Rafael Tobias Cohen Tvorecki, de 17 anos, e Eduarda Anele Schames, de 16 anos, retornaram na noite de sexta-feira em Porto Alegre, por volta das 23h35min, no terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel, feito pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Os estudantes foram recebidos por suas famílias no Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

Momentos de angústia

Pai de Eduarda, Salomão Schames Neto conta que os momentos em que a filha esteve em Israel foram de muita preocupação. Eduarda é estudante do segundo ano do ensino médio em uma escola no país do Oriente Médio. Ele explica que recebeu um aviso do professor de que os alunos do colégio onde a filha estuda precisaram se refugiar em abrigos subterrâneos ,conhecidos por bunkers, devido aos ataques promovidos pelo grupo Hamas desde o último sábado.

“Ela foi acordada, às 5h, lá em Israel por um dos professores dela que comentou que o País estava sendo atacado. E nessa mesma manhã ela entrou em contato com a gente, já mandou uma mensagem. A Eduarda tinha um minuto e 15 segundos para correr até um bunker para se proteger. Quando tocou a sirene, ela teve que sair correndo assim e entrar no bunker”, detalha.

Salomão ainda destaca que, apesar de ter a filha de volta ao Brasil, o momento é de muita tristeza e angústia. “Não é um momento de alegria. É um momento muito triste. Milhares de pessoas sofrendo com tudo isso, com um ataque terrorista assim. Muita tristeza para todos os lados, muitos inocentes pagando o preço desse ataque.”