Remessas de leite em pó para o Nordeste por cabotagem crescem 339% no Tecon Rio Grande

Transporte pela costa brasileira a partir do Rio Grande do Sul tem vantagens de custos e sustentabilidade

Foto: Divulgação

Os embarques de leite em pó por cabotagem do Tecon Rio Grande para o Nordeste cresceram 339% de janeiro a agosto na comparação com o mesmo período de 2022. A operadora logística Wilson Sons informou que o transporte marítimo do produto pela costa brasileira, com remessas gaúchas aos portos de Salvador (BA), Ipojuca e Suape (PE) envolveram 527 contêineres no período, 407 a mais do que no ano anterior, o equivalente a 14.334 toneladas embarcadas, 11.194 a mais do que nos oito primeiros meses de 2022.

O crescimento deve-se à redução de custos e ao fator sustentável do modal cabotagem. “É um tipo de transporte de maior sustentabilidade na operação logística, com menores custos e que proporciona maior competitividade da nossa marca perante o mercado”, frisou Luiz Felipe, coordenador de logística da unidade de laticínios da CCGL, que também optou pela cabotagem ao considerar segurança, menor risco de avarias e possibilidade de melhor planejamento das demandas .

O Tecon Rio Grande é a principal via de acesso e saída do Rio Grande do Sul para o mundo e se tornou, ao longo de seus mais de 26 anos, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, conta com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os traders do mundo a partir de 13 clientes armadores.

Para o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, o significativo aumento da cabotagem de leite em pó é mais uma vantagem da estrutura logística do terminal. “O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de leite do Brasil e possui uma enorme capacidade de expansão de negócios. No momento em que os produtores gaúchos abrem novas frentes em estados do Nordeste, como neste caso, o Tecon Rio Grande está preparado para realizar a operação logística com eficiência, segurança e de modo sustentável”, afirmou.