Reunião define quantos ônibus da Carris circularão a partir de segunda-feira em Porto Alegre

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa) é contra a concessão da Companhia

Foto: Ricardo Giusti/CP

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes de Porto Alegre (Stetpoa) participa de uma reunião, aberta às 17h de hoje, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), para definir a quantidade de veículos da frota da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris) que vai circular a partir das 3h de segunda-feira, quando a categoria deflagra uma greve. O presidente da entidade, Adair da Silva, espera que seja solicitado que 50% dos ônibus circulem nos horários de pico e 30% nos demais da tabela. Segundo Silva, o Sindicato vai fazer a ressalva de que nenhum ônibus privado possa suprir as linhas operadas pela Carris.

A principal reivindicação do Stetpoa é a não concessão da empresa pública. Contudo, Silva reconhece que, nas últimas reuniões, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, se mostrou “taxativo” em afirmar que não pretende reverter a decisão. Por isso, o sindicato pede a reformulação do edital. “O Sindicato entrou judicialmente no Tribunal de Contas e apontamos falhas. Poderão refazer o edital com as coisas que o jurídico retornou”, considera.

Ainda de acordo com o presidente do Stetpoa, no horário marcado os trabalhadores estarão na Carris e lá vão definir os próximos passos da manifestação. “Às 3h da manhã de segunda estaremos na frente da garagem com bastante gente para começar a greve. De lá, vamos definir o que vamos fazer, se vamos para onde vão abrir os envelopes ou se ficamos”, completa Silva.

Já a presidente da Associação dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Passageiros de Porto Alegre (Attropa), Rosângela Machado, alega que a greve é pela suspensão do leilão e a anulação do edital, pelo excesso de erros.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou que vai se manifestar após a realização da reunião prevista para hoje. A concorrência pública ocorre na segunda-feira, a partir das 13h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na rua Siqueira Campos, 1.300, 14º andar, Centro Histórico de Porto Alegre. O ato vai ser transmitido ao vivo ao público em geral, pelo canal da Prefeitura de Porto Alegre no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/@Prefeitura_Poa.

A prefeitura estipulou proposta comercial mínima de R$ 109 milhões, incluindo a venda de ações e bens, como ônibus e terrenos, e a concessão por 20 anos com a operação de 20 linhas da Carris – o que representa 22,4% do sistema de transporte coletivo da capital.