Objetivos do Grêmio no Brasileirão passam por melhora fora da Arena

Aproveitamento de 33,3% do Grêmio como visitante preocupa quem deseja terminar entre os primeiros no campeonato

Foto: Fabiano do Amaral - CP

Com a vitória sobre o Palmeiras, na quinta-feira passada, o Grêmio reafirmou a sua condição no G-4 do Campeonato Brasileiro. De quebra, com a derrota do Botafogo para o Corinthians, reascendeu a esperança de lutar pelo título, já que a diferença para o líder caiu para oito pontos. Porém, para seguir com essas pretensões na parte de cima da tabela, os gaúchos precisarão melhorar o aproveitamento como visitante. “Fora de casa, a gente também vai buscar pontos e aí teremos uma chance maior de brigar pelo título”, projetou o técnico Renato Portaluppi.

Se como mandante, após 24 rodadas, o Grêmio tem um dos melhores aproveitamentos, com 82% dos pontos conquistados, o desempenho como visitante preocupa. São apenas 33,33% de aproveitamento fora de casa, com três vitórias, dois empates e seis derrotas. O último resultado positivo longe da Arena aconteceu há quase três meses, no dia 1° de julho. Com gols de Cristaldo e Gustavo Martins, o Tricolor derrotou o Bahia por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, em confronto válido pela 13ª rodada.

Das 14 rodadas restantes do Brasileirão, os gaúchos terão oito jogos fora de casa. A começar pelo duelo do próximo sábado, às 16h, contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Na sequência, o time de Luis Suárez e companhia terá o Gre-Nal 440, no Beira-Rio, no dia 8 de outubro. São duas partidas seguidas como visitante em que o Grêmio tentará melhorar o desempenho e, consequentemente, conquistar pontos para encaminhar a sua vaga direta para a Libertadores 2024 e, quem sabe, diminuir a distância para o Botafogo, que terá o Goiás, no Nilton Santos, e o Fluminense, no Maracanã, pela frente nessas mesmas rodadas.

Além desses dois confrontos, o Tricolor ainda terá que visitar seis equipes: São Paulo, América Mineiro, Coritiba, Botafogo, Atlético Mineiro e Fluminense, na última rodada do Brasileirão. Dessas seis partidas, duas podem ser consideradas diretas pelo G-4. Primeiro, o líder Fogão, que vem passando por um momento de instabilidade e acumula três derrotas seguidas, o que possibilitou os gaúchos diminuírem a diferença para oito pontos. Depois, o Tricolor das Laranjeiras, que está no quinto lugar da competição nacional e lutam pelo título inédito da Libertadores. Em caso de conquista da América, já garante vaga na próxima edição do principal torneio do continente.

Para completar as 38 rodadas, o Grêmio ainda terá seis embates na Arena: Athletico Paranaense, Flamengo, Bahia, Corinthians, Goiás e Vasco. Desses jogos, dois podem ser considerados diretos por uma vaga para a Libertadores 2024. Com 40 pontos, o Furacão está a três pontos dos gaúchos e ocupa a sexta colocação na tabela. Já o Mengão busca pelo Brasileirão o que restou em uma temporada repleta de fracassos: o passaporte para jogar a principal competição do continente no próximo ano.