Defesa Civil retoma distribuição de donativos na Capital nesta segunda-feira

Trabalho foi interrompido no último sábado, em função das condições climáticas adversas

Foto: Divulgação/ Defesa Civil / PMPA

A Defesa Civil de Porto Alegre confirma a retomada, para esta segunda-feira, da distribuição de donativos às famílias afetadas pela cheia do Guaíba. O trabalho foi interrompido no último sábado, em razão das condições climáticas adversas. A iniciativa tem o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Guarda Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos parceiros.

Neste domingo, o nível do Guaíba voltou a subir nos dois pontos de monitoramento. No Cais Mauá, a régua automática chegou à marca de 2,69 metros – 19 centímetros a mais do que a cota de alerta. Já na Ilha da Pintada, a régua manual indica 2,42 metros de profundidade, 22 centímetros acima da cota de inundação.

“Dedicamos o final de semana ao atendimento das ocorrências relacionadas aos temporais. Além disso, organizamos a montagem dos kits que serão entregues pelas equipes ao longo desta semana”, afirma o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Acolhimento

Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 28 pessoas – 13 adultos e 15 crianças – seguem acolhidas no Arquipélago. Dessas, 15 estão na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e 13 na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros.

Mobilidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanha a situação da avenida Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, que segue bloqueada por acúmulo de água e com acesso local para os moradores. Três pontos de alagamento ocasionaram interrupção no trânsito neste domingo na Zona Sul.

Água e Esgotos

A casa de bombas localizada na Vila Farrapos ficou fora de operação durante parte da manhã do domingo por falta de energia elétrica. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a situação foi normalizada por volta das 11h. O órgão permanece monitorando o nível do Guaíba.

Monitoramento

A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.

Emergências

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).