Governo eleva para 3,2% a projeção de alta do PIB em 2023

Equipe econômica manteve sua estimativa em 4,85% para o IPCA deste ano

Crédito: Assintecal/Divulgação

A economia brasileira deverá ter um crescimento de 3,2%, contra previsão de 2,5% feita em julho. A estimativa foi feita nesta segunda-feira, 18, pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda que melhorou a projeção oficial para o desempenho da atividade econômica neste ano. A secretaria também apresentou projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, uma estimativa de alta de 2,3%.

A melhora na projeção oficial acontece depois de dois trimestres consecutivos de surpresas positivas no resultado do PIB brasileiro, com alta puxada pela agropecuária nos três primeiros meses do ano e pelo desempenho de serviços e indústria no segundo trimestre.

“Além da surpresa com o avanço do PIB no segundo trimestre, também contribuíram para elevar a estimativa de crescimento no ano o aumento na safra projetada para 2023, resultados positivos observados para alguns indicadores antecedentes no terceiro trimestre e expectativas de recuperação da economia chinesa no quarto trimestre”, disse a SPE em nota.

INFLAÇÃO MAIOR

Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a equipe econômica manteve sua estimativa em 4,85% em 2023, chegando em 3,40% para 2024. “O reajuste nos preços de combustíveis na refinaria e seus impactos na inflação vem sendo compensados pela evolução benigna observada para os preços de alimentação no domicílio e serviços subjacentes”, disse a nota, ressaltando que a revisão para 2024 “reflete ajustes marginais decorrentes de mudanças no cenário de câmbio e de preços de commodities”.