Prefeitura negocia com manifestantes que invadiram prédio no Centro da capital

Prefeito Melo receberá manifestantes para recuperar a posse do imóvel

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre confirmou que abriu negociação com as pessoas que invadiram um prédio público no Centro Histórico para recuperar o imóvel. O prefeito Sebastião Melo receberá o grupo no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela para avançar no debate, após acordo entre secretários municipais e representantes do movimento. Os manifestantes ocupam irregularmente o edifício.

Na negociação, ficou acordado que não haverá ingresso de novos manifestantes, estão asseguradas entregas de alimentação em horários previamente combinados e o prédio permanecerá isolado e monitorado pela Guarda Municipal e Brigada Militar.

“Há uma decisão já tomada pelo município, por orientação do prefeito Sebastião Melo, de retirada deste prédio da possibilidade de venda, e a destinação dele para habitação social. Lamentamos que isso não tenha sido feito em uma mesa de negociação, não necessariamente em um processo de ocupação”, afirma o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

Por determinação do prefeito, um procedimento administrativo será instaurado para apurar as circunstâncias do conflito ocorrido entre os invasores e a Guarda Municipal durante a ocorrência. Na oportunidade, os agentes utilizaram gás de pimenta e munição de dispersão não-letal após tentativa de ingresso à área isolada.

“Este tipo de abordagem foge à normalidade das ações da corporação, que são pautadas no diálogo. Nenhum de nós tem interesse no conflito, na violência. Vamos garantir a segurança de todos até a conclusão do processo”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.