Defesa Civil retira moradores das margens do Jacuí, em Cachoeira do Sul

Entre desabrigados e desalojados existem 62 famílias na região, sendo 117 adultos e 50 crianças, além de 268 animais

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul, na região Central do Estado, já está retirando moradores das regiões ribeirinhas do rio Jacuí e os colocando em abrigos. A medida começou na semana passada como forma de precaução, mas, na tarde dessa quarta-feira, foram intensificadas em função das chuvas dos últimos dias, conforme explica o agente da Defesa Civil da região, Cristiano Garcia. Entre desabrigados e desalojados existem 62 famílias da região, sendo 117 adultos e 50 crianças, além de 268 animais.

“Nós expandimos a retirada das pessoas porque a gente sabia que o nível do rio ia aumentar e ia atingir outras casas. Para evitar que entre em casa de madrugada e impossibilite as pessoas de uma retirada segura, a gente sempre antecipa, isso é um plano nosso de emergência de Cachoeira do Sul. Antecipando, a gente salva todo o material das pessoas, geladeira, fogão, e coloca as pessoas em um abrigo que a gente tem com alimentação, quartos e chuveiro”, reforça.

O fluxo de água chegando ao vertedouro da Barragem de Dona Francisca aumentou. Até as 16h desta quinta, o nível do Jacuí era de 23,75m, cerca de 5,75 metros acima do normal, subindo 1,4 centímetros por hora, o que levou a Defesa Civil a efetuar mais retiradas de famílias nesta manhã.

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul ressalta que, para mais informações e esclarecimento de dúvidas, atende pelo telefone (51) 99535-8310.