Alunos são remanejados e escolas se recuperam após enchentes no RS

Arranjos como divisão de turmas e uso de outros espaços são adotados para atender estudantes

Foto: Luís Gustavo Bettinelli/Prefeitura de Muçum/Divulgação

Os governos do Estado e de dezenas de municípios gaúchos ajustam as atividades escolares para que as aulas voltem, com brevidade, à rotina. Com as fortes chuvas que atingiram o RS, diversas redes de ensino informaram retorno total e, algumas, volta parcial. Há remanejo de alunos para outros locais; e atividades suspensas, até a próxima semana.

Vale do Taquari

Em Estrela, além das 16 escolas que já retomaram as atividades escolares no dia 12/9, outras seguem reorganizando o calendário letivo. Das sete escolas mais atingidas, as aulas já retornaram normalmente nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, Cônego Sereno Hugo Wolkmer, Arroio do Ouro e na Cantinho do Lar. Nas Emeis Pingo de Gente e Criança Feliz ainda ocorrem trabalhos. O retorno nestas instituições deve ocorrer a partir do dia 18/9.

Enquanto isso, alunos da Emei Pingo de Gente são atendidos, desde o dia 13 até sexta (15/9), na Emei Casa da Criança Estrelense. Já alunos da Criança Feliz foram divididos em grupos para atendimento nas escolas Paulo Freire e Estrelinha. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Joas o retorno também está previsto para segunda-feira (18/9). Da rede estadual, nesta quarta (13/9), recomeçaram as atividades no Instituto Estadual Estrela da Manhã.

Para acolher os atingidos pelas chuvas, frases de apoio e incentivo foram feitas por alunos e colocadas em frente à EMEF Jacob Sehn, de Cruzeiro do Sul, que foi reaberta nesta quinta-feira (14). Na cidade, a Emei Trenzinho Alegre já funciona desde o dia 11/9. Porém, as Escolas Passo de Estrela e Dona Maria Julieta; e os educandários Vila Zwirtes e Antônio Domingo Cícero Filho; foram severamente atingidos. O prejuízo nestas escolas municipais fica em torno de R$ 1,6 milhão, de acordo com a prefeitura. A previsão de retorno é na próxima semana.

Na cidade de Encantado, que estava com aulas suspensas desde 5/9, com quase 4 mil alunos afetados, as atividades estão retornando aos poucos. Nesta quinta (14/9), cinco das dez Emeis afetadas pelas cheias foram reabertas para receber os alunos (Ciranda Porto Quinze, Imigrante, Menino Trabalhador, Planalto e Santa Clara). Alunos da Lajeadinho são atendidos na Santa Clara, desde 14/9. A Escola Especial Recanto Encantado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também retomou suas atividades normalmente nesta quinta.

Já crianças da Emei Pingo de Gente estão sendo realocadas em outras escolas, conforme informado aos responsáveis. Nas Emeis Lago Azul, Navegantes e Pequeno Princípe as aulas seguem suspensas nesta semana e um novo espaço está sendo criado para atender as crianças. As famílias serão comunicadas com antecedência. No dia 18/9, a EMEF Érico Veríssimo volta às atividades, assim como o Centro Municipal de Educação Encantado, a EMEF Batista Castoldi, a EMEF Mundo Encantado e a EMEF Porto Quinze.

Das escolas estaduais situadas na cidade, somente a Antônio de Conto e a Padre Domênico Vicentini ainda organizam a estrutura para receber os alunos. Conforme a Secretaria da Educação do RS, as aulas retornam nas escolas Jardim do Trabalhador, Agostinho Costi e Farrapos. Bem como no Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini. Da rede privada, o Colégio Cenecista Mário Quintana segue fechado.

Universidade recebe alunos em Lajeado

Cerca de 890 estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado, serão atendidos na Universidade do Vale do Taquari (Univates). O colégio foi atingido pela enchente e teve parte da estrutura comprometida. Na próxima semana ocorrerão atividades de acolhimento com a comunidade escolar para posterior retomada das aulas.

De acordo com a Univates, a Secretaria da Educação do RS solicitou a cedência de salas da instituição, enquanto a Secretaria de Obras Públicas do RS trabalha na reestruturação do Colégio. Os detalhes do convênio serão acertados nos próximos dias, mas já se sabe que pelo menos 37 turmas serão atendidas nos turnos manhã, tarde e noite. As atividades ocorrerão nos prédios 3, 4 e 6 do campus universitário.

Sobre o transporte e alimentação, a pasta da Educação estadual ainda está organizando, assim como trabalha para realizar eventuais adaptações nas salas de aula para atender à demanda.

Pelotas e Venâncio Aires

Em Pelotas, a Prefeitura voltou a suspender as aulas no dia 14/9, devido aos alertas de chuva. A gestão municipal informa que a situação ainda está sendo avaliada para determinar se as atividades são retomadas nesta sexta-feira (15/9). Em Venâncio Aires, desde quinta-feira (14/9), as aulas voltaram de forma gradual, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante.