Estado vai apurar causas e impactos de rompimento de açudes em Canguçu

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) vão vistoriar a região, nesta quinta,

Em uma nota divulgada no início da noite desta quarta, o governo gaúcho informou que acompanha os desdobramentos do rompimento de um reservatório de água próximo à BR-116, em Camaquã, na metade Sul. A água invadiu a pista e arrastou uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, nessa manhã. Os agentes da corporação não se feriram, mas um deles teve de subir no capô do veículo para não ser levado pela correnteza.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) vão vistoriar a região, nesta quinta, para avaliar os danos e identificar a causa do rompimento. A PRF informou que o trânsito pelo km 388 ocorre com os veículos passando pelo centro da pista.

No comunicado, o governo estadual também confirmou que acompanha o rompimento de outros dois reservatórios na área rural de Canguçu. Segundo a Defesa Civil, nos dois casos não houve feridos nem necessidade de evacuação.

O Correio do Povo apurou, contudo, que o colapso das barragens, dentro do assentamento Renascer, no 5° Distrito do município, causou prejuízos à pecuária local, levando bovinos e ovelhas com a correnteza em direção ao rio Camaquã. De acordo com o vice-prefeito, Cledemir de Oliveira Gonçalves, pessoas e residências não foram diretamente afetados, mas portais de notícias locais informaram que parte dos moradores do assentamento ficou ilhada.