Mais de 40 árvores caíram em Porto Alegre devido a ventania

Duas atingiram residências na zona Norte e oito bloquearam entradas de casas ou vias, conforme o balanço da Past

Foto: Maria Eduarda Fortes/CP

Na manhã desta terça-feira, eram visíveis os danos causados pelo vendaval que atingiu Porto Alegre. O trânsito da capital enfrentou diversas complicações, incluindo bloqueios de vias devido a semáforos fora de operação e pelo risco de queda ou desabamento de árvores.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), até o meio-dia, foram registrados 44 protocolos, incluindo 32 árvores caídas. A secretaria já removeu 19 e continua atendendo às ocorrências, que podem ser comunicadas pelo telefone 156 ou pelo aplicativo 156+POA.

O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre também realizou o corte de outras 11 árvores. Duas atingiram residências na zona Norte e oito bloquearam entradas de casas ou vias, conforme o balanço da corporação. Além disso, a CEEE Grupo Equatorial Energia informou que aproximadamente 8,5 mil clientes em Porto Alegre seguem sem energia elétrica devido aos impactos do vendaval.

A Estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de vento de até 76 km/h até o início da manhã. A Metsul Meteorologia explicou que, dentro da cidade de Porto Alegre, as rajadas atingiram velocidades ainda maiores devido ao relevo e à topografia urbana, o que canaliza o vento entre os prédios. No Aeroclube de Belém Novo, as rajadas chegaram a 68 km/h.

Confira outras ruas que registraram queda de árvores:

• Avenida Taquary, 220, próximo à Av. Jacuí

• Av. Ipiranga no cruzamento com a São Manoel

• Av. Túlio de Rose e a rua Padre Alois Kades

Alerta

A Prefeitura de Porto Alegre cita a previsão de acumulados de chuva próximos aos 50 milímetros e rajadas de vento de até 60km/h entre hoje e amanhã. Há risco de alagamentos, inundações, queda de vegetais e impactos na mobilidade.

Doações

O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, localizado na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico, vai estar aberto para receber doações a partir desta quarta-feira, e até sexta-feira, 15, das 9h às 17h. Podem ser entregues, prioritariamente, alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).