Prazo para adesão de empresas à Faixa 1 do Desenrola termina no sábado

Conforme o Ministério da Fazenda,, cadastro já envolve 674 credores na plataforma operada pela B3

Dinheiro

As empresas interessadas em fazer o cadastro dos credores para a Faixa 1 do Desenrola, que inclui também dívidas não bancárias, devem providenciar a inscrição até o dia 09 de setembro. A adesão começou na semana passada e, conforme o Ministério da Fazenda, já envolve 674 credores na plataforma operada pela B3, que equivalem a 83,5% das dívidas elegíveis ao programa.

Podem se cadastrar nesta nova faixa, as pessoas jurídicas que tenham realizado a negativação de créditos inadimplidos nos bureaus de crédito entre o início de 2019 e o fim de 2022, cuja negativação se manteve até 27 de junho deste ano. Até o momento, as adesões já envolveram os grandes credores, como empresas de telecomunicação e concessionárias de serviços públicos.

A Faixa 1 do Desenrola envolve dívidas bancárias e não bancárias, de clientes com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com informações sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O governo não divulgou o valor das dívidas elegíveis até o momento. Após o cadastro que está sendo feito atualmente pelos credores, as dívidas inscritas vão passar pelos filtros de identificação e atualização dos valores, e depois do corte de renda dos clientes elegíveis.

Depois que todos os credores estiverem cadastrados e os filtros aplicados, as empresas devem oferecer um desconto no valor do débito. Haverá um sistema de leilões de acordos, priorizando empresas que ofereçam descontos maiores para os consumidores. As dívidas financiadas no leilão receberão a garantia por meio de um fundo garantidor.