Consulado dos Estados Unidos inaugura estande na Expointer

Estande fixo é mais uma iniciativa para a aproximação do país com os gaúchos

Foto: Guilherme Almeida / Correio do Povo

Há cinco semanas ocupando o cargo, a nova titular do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean, deu boas vindas aos gaúchos com vinhos e queijos americanos na inauguração de estande fixo do consulado na Expointer. Junto com a perspectiva da construção de uma Esquina Americana em Porto Alegre, anunciada em julho para ser inaugurada no final deste ano, esta é uma iniciativa para incentivar a aproximação entre os dois países. No sábado (2), entre as 14h e 16h, o estande vai contar com representantes do EducationUSA e da Pan American School de Porto Alegre para conversar, com interessados, sobre como estudas nos Estados Unidos.

“Com a inauguração hoje deste estande, os Estados Unidos buscam ter presença especial na Expointer, reafirmando a importância do Brasil e dessa região do país como um parceiro comercial fundamental do agronegócio”, disse a cônsul. De acordo com ela, isso faz parte de uma estratégia de engajamento conjunto dos Estados Unidos e Rio Grande do Sul para aprofundar relações bilaterais no espaço comercial, econômico e ambiental.

O contexto de conflito entre Ucrânia e Rússia, mudanças climáticas e insegurança alimentar reforça essa necessidade de parceria entre “duas das maiores democracias do mundo”, segundo Muntean. “E como dois dos maiores produtores agrícolas, juntos literalmente alimentamos o mundo. O mundo precisa de nós trabalhando juntos para resolver os desafios globais”, reforçou.