Mercado projeta variação de 0,16% para o IPCA-15 de agosto

IBGE divulga daqui a pouco resultado do indicador, que deve balizar decisão do Copom em setembro

Crédito: Freepik

O encerramento da semana na economia será marcado pela divulgação do IPCA-15 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), influenciando de forma direta no comportamento na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em setembro, definindo o tamanho dos próximos cortes esperados para este ano. As projeções para o IPCA-15 apontam para alta de 0,16%, somando em 12 meses uma elevação de 4,12%. Em julho, o IPCA-15 subiu 3,19% em 12 meses, e 0,07% no resultado do mês.

No cenário internacional, chama atenção o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole (EUA), o que poderá indicar se a autoridade monetária daquele país vê a necessidade de juros altos por muito mais tempo.

Daqui a pouco, o Banco Central divulga, dados sobre o Setor Externo de julho, transações correntes do balanço de pagamentos que foram deficitárias em US$ 843 milhões em junho. No cenário internacional, chama atenção o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole (EUA), o que poderá indicar se a autoridade monetária daquele país vê a necessidade de juros altos por muito mais tempo.