Temporais na região Metropolitana comprometem tráfego e suspendem operações do Salgado Filho

Terminal aéreo ficou mais de três horas e meio fechado nesta quarta-feira

Foto: Fabiano do Amaral/CP

Os temporais que atingiram a região Metropolitana de Porto Alegre nesta quarta-feira – com pelo menos três episódios de granizo – causaram transtornos no trânsito. No início da noite, motoristas enfrentaram congestionamento extenso na BR-116, em Canoas, devido ao alagamento de uma parte da via e um acidente envolvendo um caminhão. Durante o dia também houve a suspensão nas operações do aeroporto e registro de semáforos fora de operação. A previsão segue sendo de instabilidade no RS, nesta quinta.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um caminhão Mercedes Benz, que vinha do sentido interior-capital, aquaplanou. O motorista perdeu o controle da direção e o veículo bateu contra um guard rail mas, apesar dos danos materiais, ninguém se feriu.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que a sinalização do cruzamento da Silva Só com a Ipiranga ficou comprometida em razão da chuva e os agentes realizaram operação manual por cerca de uma hora, até as 18h30min.

A Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Salgado Filho, informou que a suspensão das operações de solo em Porto Alegre se iniciou às 12h53min, se estendendo até as 16h29min, em razão da situação meteorológica adversa. Durante a suspensão foram impactadas 12 aeronaves pousadas e 15 aguardando a decolagem. Nove voos foram cancelados, conforme a concessionária.