A força-tarefa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) neste sábado no bairro Sarandi e Vila Elizabeth, na zona Norte de Porto Alegre, retirou 90 toneladas de resíduos em ruas da região já livres da enchente dos últimos dias. No Sarandi, a equipe de 40 garis acessou as ruas Francisco Pinto da Fontoura, Bento Rosa e Rocco Aloise, e na Vila Elizabeth, as avenidas 21 de Abril, dos Gaúchos e Toledo Piza e as ruas Fábio Carneiro de Lima, Vieira da Silva e Domingos de Abreu.
A Prefeitura informou que as equipes deverão se dirigir para outros locais à medida que a água recue ainda mais. Os trabalhos tiveram o auxílio de sete caminhões e três retroescavadeiras, e entre os serviços, foi feita a raspagem de lodo, coleta de resíduos diversos, como móveis e eletrodomésticos estragados, além de restos de madeira.
Ontem, o DMLU já havia divulgado que 545 toneladas de resíduos, lodo e entulhos já haviam sido retirados, entre a última segunda-feira e sexta-feira. Somando-se às 365 toneladas da semana anterior, o material recolhido já alcançava 910 toneladas.
Além do Sarandi, os serviços já foram executados nas partes secas de algumas ruas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, Praia de Belas, algumas partes de ruas em Ipanema e Guarujá, Vila Cristal (Cristal), frente (parte seca) da Vila dos Sargentos (Serraria), partes do bairro Santa Maria Goretti e partes de vias secas nos bairros Lami e Belém Novo. Cerca de 120 garis atuam no serviço.