Produção Industrial e emprego têm queda em julho, aponta CNI

Com relação à intenção de investimento, o indicador teve queda de 0,6 ponto

Crédito: José Paulo Lacerda/CNI

A produção e o emprego industrial brasileiro tiveram piora do desempenho em julho. Os dados constam da Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira, 16, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelando que o índice de evolução da produção ficou em 47,8 ponto, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, a segunda queda consecutiva do indicador.

Conforme a CNI, o resultado não é usual para o período, visto que o valor médio do índice de evolução da produção para os meses de julho é de 51,0 pontos. “A produção industrial usualmente aumenta na passagem de junho para julho”, aponta. Já o emprego teve índice de evolução de 48,4 pontos em julho, também abaixo da linha de 50 pontos, que separa queda de alta de emprego. Esse foi o décimo mês consecutivo em que o emprego do setor não apresentou crescimento. Com relação à Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o indicador ficou em 69% no mesmo período, o mais baixo para o mês nos últimos três anos.

Quanto ao índice de evolução do nível de estoques, foi constatada uma alta, ficando em 51,6 pontos. “Desde fevereiro, o índice encontra-se acima dos 50 pontos, mostrando acúmulo de estoques”, destaca a pesquisa.

Expectativas

O índice de expectativa de número de empregados registrou leve aumento na passagem de julho para agosto, de 0,3 ponto, chegando a 51,4 pontos. O indicador de expectativa de compras de matérias-primas teve queda de 0,7 ponto em agosto, registrando 52,8 pontos. O indicador que mede expectativa de quantidade exportada teve maior queda, de 1,4 ponto, mas ainda assim as expectativas ficaram em patamar favorável, de 50,8 pontos.

Com relação à intenção de investimento, a pesquisa mostra que ela tem oscilado ao longo do ano, com avanços e recuos. De julho para agosto, o indicador ficou em 53,5 pontos, o que representa uma queda de 0,6 ponto.