Pesquisa revela que brasileiro mantém contas em quatro bancos ao mesmo tempo

Os bancos digitais são os preferidos dos mais jovens

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Os brasileiros mantêm, em média, contas em quatro bancos ao mesmo tempo. A informação faz parte de uma pesquisa do Google encomendada com os institutos Quantas e Liga Pesquisa, e representa uma alta 2,6 bancos em média para 4,3 bancos no período de dois anosO novo estudo foi realizado entre abril e maio de 2023, ouvindo 2.500 brasileiros bancarizados de todas as classes sociais e regiões do país.

Em média, o brasileiro já teve relacionamento com pelo menos sete bancos e é ativo em quatro, mas conhece, em média, mais de 20 bancos. Os bancos digitais são os preferidos dos mais jovens (entre 18 e 34 anos), com os grandes bancos ganhando força entre o público acima de 45 anos. Entre os critérios para definição estão a experiência digital e confiança são principais critérios escolha. O brasileiro considera como banco principal aquele em que faz mais transações, em que recebe o salário, tem oferta de crédito e pode concentrar seus investimentos.

A maioria (57%) dos entrevistados consideram trocar banco principal por outro em busca de melhores condições. Os bancos digitais têm maior chance de serem escolhidos pela classe C. Já os bancos tradicionais, pelas classes A e B, aponta a pesquisa. Entre a população da classe D e E, a relação é mais próxima com os bancos tradicionais, em especial a Caixa Econômica Federal, que é o banco que administra benefícios sociais dados pelo governo, como o Bolsa Família.