Agroindústrias familiares terão selo para identificar produtos orgânicos

Estado vai lançar na Expointer versão do Sabor Gaúcho, aplicado para identificar empreendimentos legalizados

Foto: Fernando Dias / Seapi / Rádio Guaíba

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) adequou um selo para identificar agroindústrias familiares com produção orgânica. A novidade deve ser lançada na 46ª Expointer, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Conforme a SDR, a marca terá apenas uma variação de cores em relação ao selo Sabor Gaúcho, que é conferido aos empreendimentos que são legalizados pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Na prática, as agroindústrias continuarão apresentando ao Peaf a certificação orgânica emitida por certificadora ou organismos participativos de avaliação de conformidade orgânica credenciados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Conforme a SDR, o novo selo para orgânicos pretende fomentar as agroindústrias familiares do Peaf. “O certificado objetiva a agregação de valor ímpar para os produtores e agroindústrias, além de assegurar ao consumidor final a origem e procedência de insumos produzidos em solo gaúcho, ampliando a credibilidade dos produtos devidamente certificados”, disse o secretário da SDR, Ronaldo Santini. O secretário diz ainda que o incentivo à produção orgânica segue uma tendência de criação de cadeias produtivas sustentáveis e que deve colaborar para a sucessão familiar no meio rural.

O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Jocimar Rabaioli, louvou a iniciativa do Estado. “Toda ação que vem para valorizar o segmento do orgânico é louvável. Também torcemos para que, além do selo, tenhamos outras políticas de fomento para o produto orgânico, para valorizar, disseminar e ter mais famílias dentro dessa linha”, disse. Conforme Rabaioli, a Fetag terá 16 empreendimentos associados que dispõem de certificação orgânica no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer. A entidade também está colaborando para a vinda de uma agroindústria de Minas Gerais, que vai comercializar café orgânico durante a feira.

Segundo a SDR, para receber o selo as agroindústrias familiares deverão apresentar ao Peaf a certificação orgânica emitida por certificadora ou organismos participativos de avaliação de conformidade orgânica credenciada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A secretaria informa que a nova identidade visual seguirá o layout tradicional, já consolidado no Estado, com uma variação de cores para o setor de orgânicos. As solicitações deverão ser encaminhadas para o Departamento de Ações Integradas da SDR, por meio da Divisão de Fomento à Produção Orgânica e de Baixo Carbono.

A assessoria da SDR não informou quantas agroindústrias orgânicas existem no Estado atualmente.