O número de empresas do comércio varejista que praticam vendas pela Internet cresceu 44,8% entre 2019 e 2020 e mais 13,5% de 2020 a 2021, sob influência do isolamento social durante a pandemia. Os dados foram divulgados na Pesquisa Anual de Comércio (PAC) de 2021 divulgada nesta sexta-feira,4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostrou que o comércio varejista de artigos culturais, recreativos e esportivos foi o segmento com a maior proporção de empresas que comercializavam seus produtos via internet: 11,9% em 2019, 17,1% em 2020 e 17,8% em 2021.
Ao mesmo tempo, a participação da internet na receita bruta de revenda das empresas do estrato certo também aumentou. Em 2019, apenas 5,3% da receita do Comércio era proveniente da internet, passando para 8,4% em 2020 e chegando a 9,2% em 2021. O Comércio varejista de artigos culturais, recreativos e esportivos foi o segmento com maior participação das vendas pela internet em sua receita bruta, que era de 22,4% em 2019 e chegou a 38,9% em 2021.
No entanto, em dois segmentos do Comércio, a participação da internet na receita bruta de revenda recuou, após a pandemia. No Comércio varejista de tecidos, vestuário, calçados e armarinho, essa participação era de 8,8% em 2019, subiu para 17,2% em 2020 e recuou para 14,8% em 2021. No Comércio varejista de artigos culturais, recreativos e esportivos, essa participação era de 9,0% em 2019, subiu para 14,8% em 2020 e caiu para 12,5% em 2021.