Uma enorme diferença de temperatura marcou a tarde desta quinta-feira no Rio Grande do Sul. Dependendo de onde se esteve, a temperatura, simultaneamente, era típica de inverno ou de verão. A diferença entre o Sul e o Noroeste é de quase 20ºC pelo contraste de uma massa de ar muito quente com outra fria.
Às 15h, no Sul gaúcho, que está no setor frio, a temperatura era de 11,7ºC em Pedras Alta, 12,2ºC no Chuí, 12,3ºC em Pinheiro Machado, 12,8ºC em Herval e Piratini, 13,1ºC em Canguçu e 13,5ºC em Jaguarão.
No mesmo horário, no Oeste e no Noroeste, no setor quente, fazia 31,0ºC em Porto Xavier, 30,4ºC em Santa Rosa, 30,0ºC em Porto Vera Cruz, 29,7ºC em Guarani das Missões, 28,9ºC em Itaqui, Maçambará, Santo Ângelo e São Borja, 28,3ºC em Sarandi e 28,0ºC em Não-Me-Toque.
Nessa quarta-feira, todo o Rio Grande do Sul esteve sob influência da massa de ar quente que trouxe temperatura perto ou acima de 30ºC em muitas regiões.
Nas últimas horas, entretanto, uma frente fria alcançou parte do território gaúcho ao passar pela costa e houve o ingresso de ar frio. São os casos do Sul e do Leste gaúcho que anotaram uma acentuada queda da temperatura com vento e aumento da nebulosidade nas primeiras horas do dia.
Oeste, Noroeste e parte do Norte do Rio Grande do Sul, entretanto, seguem com o tempo influenciado pela grande massa de ar seco e quente que cobre uma enorme área da América do Sul, trazendo temperatura alta.