Empresas que quiserem participar do edital de apresentação, análise e testes de soluções para a demonstração operacional de ônibus elétricos na capital terão 12 meses para enviar a documentação. A Prefeitura de Porto Alegre publicou o edital nesta segunda-feira.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, os testes de cada fornecedor devem durar 60 dias, e podem ser feitos com diferentes fabricantes, desde que atendam as exigências estabelecidas pelo poder público.
“Esse teste piloto vai permitir que a gente possa verificar a autonomia de cada um desses ônibus, performance e adaptação para os corredores de Porto Alegre, se a recarga de bateria pode ser feita nas garagens… Vai permitir que a gente verifique em uma operação de fato, transportando passageiros, cumprindo uma tabela horária, durante 60 dias. E assim, temos condições de mapear esse projeto-piloto e também, evidentemente, servir como base para as necessidades de adaptações desses ônibus para a operação em Porto Alegre”, detalhou.
O edital visa atrair fabricantes de veículos elétricos que tenham interesse em demonstrar a tecnologia na frota da capital. As linhas serão definidas pelas equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
As empresas interessadas poderão manifestar o interesse de forma virtual, via-mail, até 31 de julho de 2024. O edital pode ser consultado no site da Secretaria de Mobilidade Urbana.