Ambientalistas dizem que obras no Parque Harmonia vão descaracterizar Acampamento Farroupilha

Entidades negaram ser contrárias ao evento em Porto Alegre, mas criticaram falta de transparência no projeto

Brack, do InGá, aponta locais da nova entrada do parque onde quero-queros fizeram marcas no concreto - Foto: Guilherme Almeida / CP

Representantes de movimentos ambientais de Porto Alegre se reuniram na manhã deste domingo junto à sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), ao lado do Parque Harmonia, para divulgar um novo manifesto público em defesa da manutenção do Acampamento Farroupilha. A divulgação ocorreu ao mesmo tempo em que ocorria no outro lado do parque, junto à Rótula das Cuias, uma manifestação do movimento de tradicionalistas, de opiniões contrárias, que defende as reformas em curso no parque.

Os representantes das entidades ambientais pedem o aprofundamento das discussões sobre os aspectos da obra e a gestão adequada de resíduos, entre outros, e criaram, para isso, o movimento Salve o Harmonia, com mais de 30 participantes. “Consideramos ser um contrassenso por parte do MTG que permita que, nesta área onde há a cancha reta, haja uma roda-gigante”, aponta o professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e coordenador do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), Paulo Brack.

Ainda de acordo com ele, outra contradição é que as obras vão gerar “ilhas térmicas”, ou seja, áreas da cidade em que a temperatura média é maior em razão da ausência de árvores. Os movimentos lembraram, ainda, da representação encaminhada pelo Ministério Público de Contas (MPC), na semana passada, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), baseada em um pedido aberto pelo InGá e outras entidades, solicitando a suspensão ou limitação das obras por supostas irregularidades. O argumento dos ambientalistas cita uma entrevista recente de Alan Cristian Furlan, ex-diretor da GAM3 Parks, administradora do Parque Harmonia, em que ele aponta ter havido descaracterização do projeto original de reforma do espaço.

As árvores citadas pela GAM3 Parks e pela Prefeitura como compensação não convencem os movimentos, que respondem que as mesmas “poderão demorar até 40 anos para ficar da altura atual”, não removendo, portanto, a mesma quantidade de gases causadores do efeito estufa da atmosfera. Brack prevê que o Acampamento Farroupilha, da forma como projetado para os próximos anos, considerando as obras no parque, vai acabar sendo deslocado a outro lugar de Porto Alegre.

“Provavelmente os organizadores não vão conseguir mais se estabelecer aqui nos próximos anos, e a Prefeitura já está pensando em deslocá-lo para outra área, porque não vai existir mais a paisagem típica campeira. No processo, estão dizendo que queremos fechar o Harmonia. Não é verdade. Queremos a suspensão das atividades externas ao Acampamento, onde há a destruição da vegetação e da fauna”, disse ele, destacando que, entre os parques da capital, o Harmonia é o que conta com o maior número de aves, que perderam habitat com as obras em andamento.

Secretaria da Cultura emite posicionamento

Já a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa emitiu nota em que lembra que são os próprios acampados os responsáveis pela criação do cenário típico do tradicionalismo do Acampamento Farroupilha. A pasta também lembra que a concessão prevê que os galpões temáticos fiquem no parque, de forma permanente. Veja a íntegra da nota:

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa lembra que o campeirismo ganha destaque, anualmente, durante o Acampamento Farroupilha. Neste período, ergue-se no parque uma verdadeira cidade cultural formando o cenário típico do tradicionalismo. A paisagem campeira é erguida pelos acampados, levando a identidade dos galpões e projetos culturais para o Harmonia. Todas as decisões relativas à festividade são coordenadas pela Comissão dos festejos, integrada por diversas instituições públicas e da sociedade civil, ligadas ao tradicionalismo, de modo que cada ação é construída com diálogo entre todos os atores que realizam o acampamento. Além disto, serão montados os galpões temáticos que deverão ficar em caráter permanente no Parque Harmonia.