Defesa Civil Nacional dá dicas de como se proteger durante o ciclone; confira

Ciclone extratropical vai atingir principalmente os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira

Foto: Alina Souza / CP Memória

Em uma entrevista coletiva, nesta terça-feira, representantes da Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deram dicas de como a população pode se proteger do ciclone extratropical que atinge a região Sul do país, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira.

O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MIDR, Tiago Molina Schnorr, alerta que as chuvas podem ocasionar inundações, alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta e pede atenção da população. Ele reforça que, em áreas de risco de deslizamento, é preciso ficar atento à movimentação do terreno. De acordo com o especialista, trincas e rachaduras em postes e paredes, assim como declinações de cercas e árvores, são possíveis sinais de que um deslizamento pode acontecer.

Em caso de ventos fortes, Schnorr lembra que casas de madeira e chalés não podem ser considerados locais seguros e recomenda que a população procure imóveis de alvenaria para se abrigar. Ele recomenda ainda que as pessoas evitem estacionar veículos perto de árvores, placas ou postes. O coordenador sugere também evitar trafegar em rodovias e não utilizar veículos leves ou caminhões em formato baú, por serem mais suscetíveis a ventos fortes.

O especialista reitera que, em caso de sinais de inundações e deslizamentos, é preciso sair do local de risco e entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 199, ou com os Bombeiros, pelo 193. Schnorr também recomenda que população se cadastre para receber as mensagens da Defesa Civil pelo celular. Para isso, é preciso enviar um SMS para o número 40199, com o CEP do local onde quem usa o celular reside. Dessa forma, em caso de alerta na região, as pessoas cadastradas serão avisadas mais rapidamente.

“Vamos todos atuar como Defesa Civil nesses próximos dias e, a partir disso, garantir uma população mais segura e diminuir os impactos relacionados a esse ciclone que vai atingir os estados da região Sul”, finaliza o coordenador.

Ciclone

Segundo o Inmet, no Rio Grande do Sul, o vento ganha força na manhã desta quarta e se intensifica ao longo do dia, podendo superar 100km/h em alguns lugares, principalmente na região Leste em parte da Serra. Também existe previsão de muita chuva até esta quinta, com volume pluviométrico que pode ultrapassar 100mm. A Defesa Nacional pede atenção especial à região metropolitana de Porto Alegre para chuvas e vento forte.

Na quinta-feira, os ventos devem começar a atingir Santa Catarina. O ciclone deve se deslocar para o Leste, em direção ao oceano, mas fortes ventanias devem chegar ao estado do Rio de Janeiro até sábado.

Entre sexta e sábado, os ventos devem perder intensidade mas ainda seguem fortes, principalmente no litoral do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Ainda de acordo com o Inmet, após a passagem da frente fria associada ao ciclone, uma massa de ar frio vai começar a atuar no Sul na sexta-feira, com previsão de geada em vários pontos da região, assim como na Serra da Mantiqueira e no sul de São Paulo. As temperaturas devem ficar próximas de zero nas serras gaúcha e catarinense. No sábado, o frio permanece.