Câmara de Porto Alegre presta homenagem a 17 PMs que salvaram indígenas em ciclone de junho

Efetivo do 21º BPM resgatou famílias guarani usando um barco

Foto: Ricardo Giusti/CP

A Câmara de Porto Alegre homenageou o 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) da capital, nesta segunda-feira, pela atuação dos PMs durante o rescaldo do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, em 15 e 16 de junho. Dezessete militares receberam distinções pelo salvamento de 48 indígenas da aldeia guarani Tekoá Pindó Poty, no bairro Lami, extremo Sul da cidade.

“Para a gente é bem gratificante, porque tudo que fazemos é em prol da sociedade”, disse o soldado Paulo Henrique Araújo, um dos primeiros a chegar à aldeia no dia em que as águas tomaram a área. Ele detalhou a operação de socorro e as principais dificuldades: nadar e se comunicar com os guaranis.

O vereador José Freitas (Republicanos), que propôs a homenagem, destacou a coragem dos policiais militares. Os homenageados resgataram as famílias indígenas de barco.

“Eles não disseram que não tinha como entrar, que não tinha equipamento, energia elétrica… Eles foram e atenderam as pessoas”, disse o comandante do 21º BPM, major Fabiano Henrique Dorneles.

O chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Luciano Moritz Bueno, afirmou que a homenagem incentiva. “Quando nos é dito ‘obrigado’ pela Casa do Povo, é bastante gratificante, e serve como um combustível”, avaliou.

Relembre

No dia do resgate, a água impediu o tráfego de viaturas e a equipe do batalhão teve que se deslocar caminhando por cerca de 1 quilômetro. A água chegou perto dos telhados das residências, conforme relato dos militares.

Moradores locais disponibilizaram um barco e policiais da reserva também auxiliaram no resgate. As famílias foram levadas, em um microônibus da Brigada Militar, para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, onde ficaram alojadas temporariamente.

No vídeo que registra o momento do resgate, é possível ver que a água está na altura do peito dos profissionais de salvamento. As equipes ainda resgataram cães no local.