Recital na Casa da OSPA revisita sucessos das lives da Orquestra

A apresentação traz um trio e um quinteto de instrumentistas da Orquestra interpretando grandes obras da música

Foto: Mariana Moraes / Divulgação / CP

Neste domingo, 9, às 18h, o público da OSPA terá a oportunidade de assistir presencialmente duas apresentações que fizeram sucesso na série de lives realizada durante a pandemia de Covid-19, em 2020, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Naquela época, a Casa da OSPA não podia receber público e, adaptando-se à nova realidade, os músicos se reuniram em pequenos grupos para realizar recitais on-line. Desta vez, será possível conferir no próprio local um trio e um quinteto de músicos da OSPA interpretando obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Erwin Schulhoff e Richard Strauss. O evento foi batizado de Quintrio e integra a Série Música de Câmara, que tem entrada franca e por ordem de chegada.

O recital começa com o Trio Schulhoff, formado pelos músicos Arthur Elias (flauta), Leonardo Bock (viola) e Rafael Figueredo (contrabaixo). O grupo toma o nome emprestado de Erwin Schulhoff (1894 – 1942), compositor tcheco de origem judia que morreu em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. De sua autoria, o trio executa “Concertino para Flauta, Viola e Contrabaixo”, que o músico Rafael Figueiredo descreve como uma “composição genial e um pouco bizarra, que fascina os instrumentistas desde a redescoberta da obra de Schulhoff nos anos 90”.

O Concertino de Schulhoff foi apresentado pelo trio na sétima edição do OSPA Live, realizada em 13 de junho de 2020 e atualmente pode ser visto no YouTube. Reprisando aquele recital, o grupo apresenta também um arranjo original para “Prelúdio e Fuga nº 1 em Ré Menor, K. 404”, do grande compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). A obra contém uma releitura de Mozart para uma fuga de Bach, que agora é apresentada em um arranjo para quinteto.

A segunda parte do recital fica a cargo de um quinteto de músicos da OSPA formado por Rafael Figueredo (contrabaixo), Luiz Guilherme Nóbrega (violino), Diego Grendene (clarinete), Nadabe Tomás (trompa) e Ange Paola Bazzani (fagote). O grupo revisita a obra “Till Eulenspiegel”, de Richard Strauss (1864 – 1949), executada na 26ª OSPA Live, em 24 de outubro de 2020 e também disponível no YouTube. Trata-se de um poema sinfônico que conta a história de um dos personagens mais populares do folclore alemão do século XIII. A obra de 1895, composta para orquestra, ganhou um arranjo para quinteto feito pelo compositor e musicólogo vienense Franz Hasenöhrl que traz o nome “Till Eulenspiegel, Einmal Anders!” (ou “Till Eulenspiegel, desta vez um pouco diferente”).

Para o contrabaixista da OSPA Rafael Figueiredo, o arranjo resume, em uma formação pouco usual, os principais temas da obra. “Muito foi mudado do poema sinfônico de Richard Strauss, porém o que causa uma estranheza muito positiva no arranjo é que pouco foi perdido”, comenta o músico.

O que: Recital da Série Música de Câmara – Quintrio

Quando: domingo, 9 de julho de 2023, às 18h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA

Valor: ENTRADA FRANCA

Estacionamento: gratuito, no local, Av. Borges de Medeiros, 1501

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos

A Casa da OSPA é a sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA). Localizada dentro do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), abriga, além de um sala de recitais, uma sala sinfônica para 1,1 mil pessoas, onde a OSPA realiza ensaios e apresentações ao público