Entregue oficialmente o primeiro helicóptero do Corpo de Bombeiros do RS

Aeronave, um monomotor modelo AW119kxi IFR Koala, fica sediada na Base Aérea de Canoas

Foto: Guilherme Almeida / CP

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) recebeu, nessa manhã, o primeiro helicóptero da história da corporação. A solenidade ocorreu no estacionamento do Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre.

A aeronave vai ficar sediada na Base Aérea de Canoas, da Força Aérea Brasileira (FAB). “Nós cedemos um espaço que fosse compatível com a operação deles, que pudessem sair e chegar tranquilos”, explicou o comandante da Base Aérea, coronel aviador Marcelo Zampier Bussmann. Como apoio logístico, o helicóptero vai poder contar com helipontos, aeroportos e aeródromos regionais devidamente homologados em todo o Rio Grande do Sul.

O comandante-geral do CBMRS, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, destacou que o monomotor modelo AW119kxi IFR Koala vai poder ser usado em operações de busca, salvamento, resgate, combate a incêndios florestais, atendimento pré hospitalar e acidente grave de trânsito, entre outras missões. Também pode ser empregado em ações de defesa civil, atuação em desastres e catástrofes, realização do suporte básico de vida, transporte de órgãos e tecidos, além de mobilizações em áreas remotas e de difícil acesso.

O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, adiantou que a aeronave vai ser empregada na próxima operação Verão, em apoio ao trabalho dos guardas-vidas no litoral.

O AW119kxi IFR Koala comporta dois pilotos e seis tripulantes, podendo ser configurado de forma rápida para transporte com maca. Também conta com autonomia de 2h30min de voo em velocidade de cruzeiro, a 245 km/h, podendo atingir a velocidade máxima de 280 km/h, cobrindo distâncias de até 500 quilômetros sem necessidade de parada para abastecimento.