Estudo aponta que montadoras venderam mais de 90 mil carros com desconto em junho

O volume de vendas representa um crescimento de 7,6% na comparação com o mês anterior

Foto: Mauro Schaefer / CP

Mais da meta dos carros zero-quilômetro vendidos em junho no mercado nacional foram resultado do pacote de medidas de incentivo ao setor anunciadas pelo governo federal e que oferecem desconto para veículos com valor de até R$ 120 mil. Um levantamento feito pela consultoria Jato, o setor vendeu um total de 179 mil veículos leves e comerciais no mês, dos quais 93,5 mil (52,2%) receberam o desconto.

Entre os modelos mais vendidos pelo programa estão o Volkswagen Polo e o Chevrolet Onix, com 9.746 e 8.260 unidades comercializadas, respectivamente. Na sequência da lista, aparecem modelos como o Fiat Strada e o Fiat Mobi. O volume de vendas representa um crescimento de 7,6% na comparação com o mês anterior e de 7,8% em relação a junho do ano passado.

A participação das vendas diretas, feitas pelas montadoras para públicos como locadoras, pessoas com deficiência e taxistas, no total registrado pela consultoria também apresentou aumento. No último dia 26, o segmento havia realizado 39,2% das compras de veículos, segundo uma pesquisa parcial da consultoria. Agora, o patamar subiu para 43,6%.