BC aumenta previsão de crescimento da economia em 2023 para 2%

Em março a projeção era de alta de 1,2% no ano

O Banco Central melhorou sua estimativa de crescimento para a economia brasileira em 2023, subindo para 2,0%, contra 1,2% estimado em março. É o que revela o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, 29, pela autoridade monetária, e chega um pouco melhor do que o crescimento de 1,91% esperado pelo Ministério da Fazenda. No Relatório Focus, com expectativas de analistas do mercado financeiro, a expansão do Produto Interno Bruto para o ano é projetada em 2,18%.

No documento, o BC reiterou mensagem da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de que a conjuntura atual segue demandando cautela e parcimônia. “O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, menciona o BC.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, e sinalizou na ata a possibilidade de iniciar um afrouxamento monetário “parcimonioso” na próxima reunião, em agosto.