RS tem 2 mil vagas gratuitas para cursos de capacitação profissional

As inscrições já estão abertas para curso de capacitação do PROA

Crédito: Clara Zarth/Divulgação

O Instituto PROA está ajudando jovens gaúchos a conquistarem o primeiro emprego. Desde 2021, mais de 2.258 estudantes do Estado passaram pela capacitação on-line gratuita do PROA. Neste ano, são 2 mil vagas no Rio Grande do Sul para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo Estado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de setembro no site: https://www.proa.org.br/. As aulas iniciam no dia 11 de setembro.

A capacitação do PROA oferece um caminho para a parcela da população que mais sofre com o desemprego. Segundo dados do Ministério da Economia, desde 2016, a taxa média histórica de desemprego passa de 20% entre brasileiros de 18 a 24 anos. É mais que o dobro da taxa geral, que, no primeiro trimestre de 2023, chegou a 8,8%. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no final de maio, revelou que 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão sem emprego no Brasil. O número representa a maioria, 55%, das pessoas que estão nessa situação no país.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados. Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail, GetNet, Sodexo, Auxiliadora Predial e Loggi já garantiram oportunidades de trabalho para os jovens gaúchos.

CAPACITAÇÃO

Durante a capacitação de três meses e 100h, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

O Instituto completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA. Em 2023, o PROA também chegou ao Paraná, alcançando toda a Região Sul do País, e a Minas Gerais.