Inter encara Medellín pela Libertadores em mais um “jogo do ano” no Beira-Rio

Colorado precisa vencer os colombianos para avançar às oitavas de final sem depender de um tropeço do Nacional

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / Rádio Guaíba

Até a festejada chegada de Enner Valencia ficará ofuscada se o Inter tropeçar em casa, diante do Independiente Medellín, e ficar de fora das oitavas de final da Libertadores da América. Na verdade, todo o projeto para a temporada, dentro e fora de campo, estará seriamente comprometido caso o time sofra esse revés. Por isso, apenas um resultado interessa aos colorados, nesta quarta-feira, às 19h, no Beira-Rio, e garante a passagem, sem depender de resultados paralelos, para a próxima fase: a vitória.

Neste momento, o Inter está em segundo lugar no Grupo B, atrás exatamente do Independiente Medellín. O Nacional está em terceiro, mas joga em casa contra o Metropolitanos, que conquistou zero pontos na fase classificatória e dificilmente conseguirá impor algum tipo de resistência diante dos uruguaios em Montevidéu. Portanto, ganhando, o Inter fica em primeiro do grupo e segue para as oitavas. Empatando ou perdendo, terá que torcer por um improvável bom resultado dos venezuelanos. Os dois jogos começam às 19h.

Consciente do tamanho da importância do compromisso, Mano elaborou uma programação especial priorizando a partida. Após quase duas semanas dedicadas principalmente à recuperação física dos jogadores, o Inter voltou a campo com todos os seus titulares à disposição e venceu o Coritiba, na quinta-feira passada, por 1 a 0. Apenas três dias depois, agora com algumas preservações, venceu o América Mineiro, de virada, por 2 a 1, aumentando a sequência de invencibilidade para oito jogos.

Agora, a tendência é que Mano tenha, além dos jogadores que estiveram em campo nos dois mais recentes compromissos, reforços importantes. Maurício e Carlos de Pena, recuperados de lesão, treinaram normalmente nos últimos dias e têm boas chances de começar a partida de hoje, especialmente o primeiro. Nesse caso, o técnico teria de abrir mão do esquema com três atacantes, mandando Pedro Henrique ou Wanderson para o banco de reservas. Seja como for, o jogo com o Independiente é uma encruzilhada.

Libertadores – Grupo B – 6ª rodada

Inter

John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo e Campanharo; Johnny, Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique); Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

Medellín

Mosquera; Monroy, Palacios, Cadavid e Londoño; Torres e Alvarado; Cetré, Monsalve e Batalla; Pons. Técnico: Sebastián Botero (interino).

Árbitro: Facundo Tello (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailosky e Maximiliano del Yesso. (ARG).
VAR: Mauro Vigliano (ARG).
Data e hora: 28 de junho de 2023, quarta-feira, às 19h.
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).