Confiança da indústria tem alta em junho, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV IBRE subiu 1,1 ponto neste mês

Indústria. Foto: Agência Brasil / CP Memória

A confiança da indústria do Brasil teve recuperação parcial em junho. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 28, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com redução no pessimismo dos empresários, apesar da manutenção de um ambiente futuro. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV IBRE subiu 1,1 ponto neste mês, para 94,0 pontos, depois de em maio ter perdido 1,6 ponto.

“O resultado de junho da sondagem mostra redução do pessimismo por parte dos empresários”, disse Stéfano Pacini, economista da FGV IBRE. Para ele, a melhora nos índices foi influenciada não apenas pela ligeira melhora da situação atual, mas também pelas perspectivas menos negativas em relação aos próximos meses.

Em junho, o Índice da Situação Atual (ISA), que mede a percepção sobre o momento presente do setor industrial, avançou 0,6 ponto, a 92,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento em relação aos próximos meses, ganhou 1,6 ponto, para 95,6 pontos.

“O atual cenário desafiador para a indústria, com taxa de juros elevada e aumento do endividamento, ainda cria um ambiente de incerteza nos empresários em relação a um segundo semestre difícil, porém com alguma melhora na demanda”, disse Pacini.