Prefeitura da capital pede doações de itens específicos às vítimas do ciclone

Cobertores, roupas de cama, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza aparecem entre os itens mais urgentes

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre segue mobilizada para arrecadar donativos às famílias atingidas pelo ciclone da semana passada. Com apoio da Defesa Civil e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o Gabinete da Primeira-Dama reforça que os itens mais necessários para doações incluem, neste momento, cobertores, roupas de cama, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. Não é mais necessária a doação de roupas ou agasalhos, e a equipe administra o que já dispõe em estoque.

A primeira dama Valéria Leopoldino relata que o cenário das famílias necessitadas que recebem os donativos é entristecedor, e ressalta a importância de praticar a solidariedade. “Eles ficam muito agradecidos, alguns falam que não tem o que comer, que perderam cama, colchão, passando frio, as crianças muitas vezes com pezinho no chão, sem meia, sem calcado. Eu sempre falo que praticar solidariedade dá uma sensação tão boa que quem recebe somos nós”, enfatiza.

O gabinete da Primeira-Dama centraliza as doações no prédio da Defesa Civil, na rua Dr. Barcelos, 1691, no bairro Tristeza, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As comunidades atingidas podem solicitar os donativos pelo e-mail [email protected]. Já a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 153 e (51) 3289-5064.