Rodovias gaúchas ainda registram marcas da passagem do ciclone que atingiu o Estado na quinta-feira. No município de Osório, no Litoral Norte — um dos mais afetados pelas chuvas –, dois pontos da BR 290, a Freeway, estão parcialmente interditados no sentido litoral-Capital.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição no quilômetro 9, é devido a galhos de árvores e outros detritos que caíram na pista. Já no quilômetro 11, o motivo é mais preocupante: a possibilidade de desmoronamento de uma pequena barragem às margens da rodovia. A CCRViaSul ainda não informou previsão de liberação dos pontos.
Os impactos do ciclone não foram tão agressivos em Osório quanto em outros municipios gaúchos, conforme o secretário de Assistência Social e Habitação da cidade, Jaisom Silva. “Não temos nenhum desalojado. Algumas casas alagaram, mas foram casos isolados”, detalhou o secretário.
Segundo Silva, a população se organiza, agora, de forma solidária, para ajudar comunidades das cercanias. “Ontem, nos enviamos doações para o município de Maquiné. Hoje, nós estamos concentrando a atuação e, a partir das 14h, nós vamos levar a Caraá”, disse Silva.