Após ciclone atingir o campo, governo descarta desabastecimento

Foto: Divulgação / Ascom Emater/RS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-RS) informa que não há risco de desabastecimento da população em razão do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira. Além disso, nenhuma das principais vias de escoamento da produção gaúcha foi bloqueada. No entanto, haverá reflexos na quantidade e nos preços de alguns hortigranjeiros comercializados pela Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul) já na próxima segunda e na terça-feira.

De acordo com informações repassadas por produtores de diferentes regiões do Estado, perdas consideráveis ocorreram nas lavouras, sobretudo em plantações de folhosas (como alface, radite, rúcula, espinafre e couve verde) em municípios como Maquiné, no Litoral Norte, em Gravataí e em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma das propriedades atingidas foi a da Terra Viva Orgânicos, de Viamão. No local, os produtores agroecológicos Lourenço Silva e Simone Golle, que cultivam 13 mil pés de morango e hortaliças orgânicas. Segundo Simone, os ventos fortes danificaram duas estufas que comportam 5 mil mudas. “Vamos ter que refazer”, disse a agricultora.

Reflexos também foram sentidos nos pomares de laranjas e bergamotas do Vale do Caí, líder na produção de citros do Estado. Em plena colheita da safra, os citricultores mais próximos ao rio Caí viram seus pomares submergir em meio à chuva e aos fortes ventos. Agricultores da região também relatam danos às plantações de legumes, como vagem, pepino e pimentão, especialmente nas localizadas à beira do rio Caí.

 

CP  Patrícia Feiten