Abertas as inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos

(Foto: R7)

Foi dada a largada. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já está recebendo inscrições de amostras para a 31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023. O evento que se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e que espelha a qualidade e diversidade de terroirs brasileiros, vem avançando pelo Brasil, reunindo amostras de vinícolas de diversas regiões produtoras. Da Serra Gaúcha ao Sertão, da Campanha Gaúcha à Chapada Diamantina, do Planalto Catarinense à Serra da Mantiqueira e à Serra dos Pirineus, são tantos os territórios que a cada safra o Brasil Vitivinícola vai cobrindo o mapa do Brasil. As vinícolas brasileiras têm até o dia 4 de agosto para garantir presença no evento, maior momento do vinho brasileiro.

O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição. Cruzando três décadas, o evento chega trazendo novidades em suas regras, alinhadas com um novo Brasil vitivinícola. Entre as modificações feitas para a 31ª edição, as três mais relevantes indicam a redução de três para duas amostras na Categoria Vinho Base para Espumante, o acréscimo de uma para duas na de Vinho Tinto Jovem, inserindo um grupo específico para Pinot Noir, e a ampliação da possibilidade de inscrição de vinho de colheita de inverno – de julho de 2022 a junho de 2023 -, em todas as categorias.

Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, esta é uma grande oportunidade de evidenciar a qualidade e diversidade de terrois brasileiros, aproximando produtores de consumidores. “A Avaliação Nacional de Vinhos chegou a um patamar invejável, avançando junto com o setor vitivinícola brasileiro. Tornou-se a maior vitrine do vinho nacional, atraindo olhares de todas as partes do Brasil e do mundo, além de servir de termômetro para os enólogos”, destaca.

A Avaliação Nacional de Vinhos segue com formato híbrido, disponibilizando 750 ingressos presenciais e 450 kits para quem prefere viver a experiência de casa, assistindo pelo canal da ABE no Youtube. Assim, o evento interliga o Brasil através do vinho. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola será durante o mês de agosto. Após, em setembro, o corpo técnico formado por mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 4 de novembro. A venda dos ingressos e dos kits ao público apreciador será dia 29 de agosto através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.