Recurso federal para enfrentamento de Influenza Aviária segue sem previsão no RS

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação garante que enviou ofício solicitando a disponibilidade da verba

Foto: Rádio Guaíba

Em 6 de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União, uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões para ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). O valor deve ser aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Porém, uma semana após a publicação, autoridades do Rio Grande do Sul ainda não receberam previsão de data para o repasse.

Em nota, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), lembrou que a distribuição dos recursos cabe ao Mapa. “A Secretaria enviou ofício solicitando a disponibilidade de recurso, visto que o Estado registrou um foco da doença, mas ainda não temos retorno. A transferência de recursos aos Estados, assim como os critérios, cabe a uma decisão do Mapa”.

A reportagem da Rádio Guaíba entrou em contato com o Ministério para buscar uma previsão, mas a assessoria de imprensa da Pasta respondeu encaminhando a publicação da medida, no Diário Oficial da União.

A última atualização do Mapa aponta que o Brasil contabiliza 31 focos com resultado laboratorial positivo para vírus da Influenza Aviária. Ao todo, 1.314 investigações foram realizadas até o momento. No Rio Grande do Sul, foram 172 averiguações, com coleta de amostras em 32 situações e apenas um foco confirmado até agora, em aves silvestres recolhidas na Estação Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Desde a data da confirmação, em 29 de maio, 86 aves mortas foram localizadas pelas equipes de busca, a maioria da espécie cisne-do-pescoço-preto.