Terrorista Unabomber morre aos 81 anos em prisão dos Estados Unidos

Ele foi preso em 1996 após quase 20 anos de série de ataques a acadêmicos, empresários e civis com bombas caseiras

Foto: FBI / Reprodução

Theodore Kaczynski, terrorista conhecido como Unabomber, morreu neste sábado em um centro médico de uma prisão federal em Butner, na Carolina do Norte, Estados Unidos, confirmou a Agence France-Presse (AFP). Ele tinha 81 anos e foi encontrado morto nesta manhã, de acordo com um porta-voz da prisão.

Graduado da prestigiada Universidade de Harvard, o terrorista enviou bombas escondidas em encomendas postais a várias pessoas e empresas, deixando um total de três mortos e 23 feridos. Após uma longa caçada policial, ele foi preso em 1996 e condenado à prisão perpétua em 1998.

Unabomber atacou acadêmicos, empresários e civis aleatórios com o objetivo de provocar o colapso da ordem social. Ele  passou quase 20 anos sem ser capturado até sua prisão em 1996.

A série de ataques terminou após o que foi frequentemente descrito como a caçada humana mais longa e cara da história americana.

Kaczynski estava anteriormente em uma instalação de segurança máxima no Colorado, mas foi transferido para uma instalação médica na Carolina do Norte em dezembro de 2021 devido a problemas de saúde.