Morre aos 83 anos Astrud Gilberto, ícone da bossa nova

Cantora foi uma das principais responsáveis pela internacionalização da música brasileira

Astrud Gilberto. Foto: Divulgação / Reprodução

A cantora Astrud Gilberto, um dos maiores nomes da bossa nova e primeira mulher a ganhar o Grammy de Música do Ano, morreu na noite dessa segunda-feira. A informação foi divulgada pela neta de 7 anos da artista, nesta manhã, em um post nas redes sociais.

“Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela e hoje está ao lado do meu avô João Gilberto”, destaca a postagem.

Nascida em Salvador, a cantora era amiga de infância de Nara Leão, que lhe apresentou João Gilberto. Entre 1959 e 1964, ela ficou casada com o músico, tornando-se uma das principais responsáveis pela internacionalização da bossa nova.

Morando nos Estados Unidos desde o inicio dos anos 1960, a brasileira se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de Música de Ano, em 1965, por “Garota de Ipanema”, com Stan Getz, na versão em inglês.

Em 2002, Astrud Gilberto anunciou que se aposentaria dos palcos por tempo indeterminado. A cantora alegou que o tratamento das gravadoras seria um dos motivos para o afastamento.