MEC prorroga por 30 dias a consulta pública sobre o Ensino Médio

Entidades ligadas à Educação pediram a ampliação do prazo

Foto: Toninho Tavares / Agência Brasília

Prevista para ser encerrada nesta terça-feira, a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio vai receber sugestões por mais 30 dias. Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), a ampliação do prazo atende às solicitações de instituições que colaboraram para realização da consulta, como o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Por meio de carta conjunta, as entidades solicitaram a prorrogação ao ministro da Educação, Camilo Santana, “a fim de que sejam garantidas as condições necessárias para aplicação de todos os instrumentos de escuta e a mais ampla participação social”. Com a ampliação, devem ocorrer mais três webinários com especialistas, nos dias 12, 19 e 26 de junho.

Ainda, segundo a pasta, existe a possibilidade de atender à solicitação apresentada pelo Consed, para o reagendamento de uma reunião que vai ouvir os gestores dos sistemas estaduais de ensino. A entidade também pretende promover, em 23 e 24 de junho, em Brasília (DF), um encontro de trabalho envolvendo técnicos do Ensino Médio das 27 secretarias estaduais e do Distrito Federal.

Em paralelo a esses encontros, uma pesquisa on-line com estudantes, professores e gestores segue em curso. O acesso ao formulário digital da consulta está disponível na plataforma Participa + Brasil.