Vendas de veículos têm queda de 5,6% em maio, diz Fenabrave

No ano, setor tem um avanço de 9,3% nos cinco primeiros mese

Foto: Alina Souza / CP Memória

Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em maio recuaram 5,6% sobre o mesmo período do ano passado, para 176.491 unidades. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 2, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com abril, porém, os emplacamentos no mês passado subiram 9,8%, avançando 9,3% nos cinco primeiros meses do ano, para 808,8 mil unidades.

O presidente da Fenabrave, José Mauricio Andreta Jr., relata ter recebido ligações de concessionários alegando paralisação nas vendas, já que o consumidor está em compasso de espera. Com isso, o setor espera agilidade no lançamento do programa que prevê descontos de 1,5% a 10,96% nos preços de carros que custam até R$ 120 mil.

“Essa é uma situação muito difícil, pois, além das metas, estabelecidas pelas montadoras, as concessionárias têm compromisso com mais de 310 mil colaboradores diretos”, comentou o executivo. “Precisamos, urgentemente, que as medidas do governo sejam implantadas”, acrescentou.

DESEMPENHO

Na comparação com abril, houve crescimento de 9,8% das vendas de veículos, mas a variação positiva se deve aos quatro dias úteis a mais de maio. A média diária, de 8 mil veículos na soma de todas as categorias, aponta retração de 10,1% no ritmo de vendas de um mês para o outro. O crescimento das vendas desde o início do ano, que estava em 14,4% até abril, foi reduzido para 9,3%, com 808,8 mil veículos licenciados de janeiro a maio.