Ufrgs completa 20 anos de Portas Abertas e prevê circulação de 10 mil estudantes

Evento ocorre, das 8h às 14h, em quatro campi da universidade pública: o da Saúde, o do Centro, o da Educação Física e o da Agronomia

Foto: Maria Laura Suñe / Especial

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) abre as portas, neste sábado, 3 de junho, para que estudantes possam conhecer melhor a estrutura da instituição e os cursos que ela oferece, assim como projetos de pesquisa e extensão. A vigésima edição do evento ocorre, das 8h às 14h, em quatro campi da universidade pública: o da Saúde, o do Centro, o da Educação Física e o da Agronomia, com exceção do campus Litoral Norte, que ganha uma edição especial do Portas Abertas em agosto.

A pró-reitora de Extensão, professora Adelina Mezzari, explica como vai funcionar a logística do dia. “O aluno vai até a unidade e lá vamos ter professores e alunos para recebê-lo, e que vão mostrar como funciona o curso, como seria a profissão, enfim… Vão dar todas as orientações para que o aluno, depois, pense se realmente é esse o curso que ele quer”.

Voltado a toda a comunidade, o evento não precisa de inscrição prévia. Os alunos são atendidos à medida em que vão chegando. A expectativa é que circulem pela universidade cerca de 10 mil pessoas. A maior parte é de gaúchos, mas é comum também encontrar estudantes de outras regiões do país. Vai haver uma extensa programação, com oficinas e atividades para receber esse público, conforme salienta a pró-reitora. “Serão em torno de 1,1 mil atividades, divididas em oficinas, apresentação dos cursos, projetos de extensão de pesquisa, entre outras… E também atividades não acadêmicas, que é o caso da Biblioteca Central da Ufrgs, e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que também vão oferecer atividades”, reforça.

Em celebração às duas décadas de evento, o Campus Centro está com a exposição “Ufrgs Portas Abertas 20 anos” instalada perto da Faculdade de Educação. A mostra, com fotos de edições anteriores, pode ser visitada até 26 de junho. A programação completa do projeto pode ser acessada aqui.