Dados do PIB no primeiro trimestre e dos empregos formais agitam a semana no Brasil

Período ainda vai apresentar os números da balança comercial de maio

Crédito: Freepik

Os analistas do mercado financeiro vão dividir suas atenções nesta semana entre o Brasil e os Estados Unidos, que terá uma semana mais curta com o feriado de Memorial Day já nesta segunda-feira, 29, que homenageia militares americanos mortos em combates. Os dias serão agitados em função de um acordo sobre possível aumento no teto da dívida por lá, e que deverá ser votado na quarta-feira, 31, no Congresso norte-americano. Enquanto isso, por aqui, o foco das atenções vai ser o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2023.

O indicador vai ser divulgado na próxima quinta-feira, 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é estimado pelo mercado para um crescimento anual de 1,9% da economia brasileira no período e de 1,3% na comparação com o quarto trimestre de 2022. Tudo isso será precedido da divulgação do Relatório Focus, do Banco Central, com as estimativas dos economistas do mercado financeiro do país.

O mercado também aguarda a divulgação do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) e da PNAD Contínua, que acontece na quarta-feira, 31. Analistas consideram que 112 mil empregos formais tenham sido criados em abril e que a taxa de desemprego tenha caído de 8,8% para 8,7%.

A semana ainda vai apresentar os números da balança comercial de maio, que serão liberados na quinta-feira, 1 de junho. A estimativa corrente no mercado é de um superávit de US$ 9,3 bilhões. Dados de arrecadação do governo federal e estatísticas monetárias e de crédito também são esperados para os próximos dias.

Enquanto isso, na sexta-feira, 2, será divulgada a produção industrial de abril, que tem uma estimativa que ter fechado o período com um recuo mensal de 1,1%.