A Receita Federal abre, a partir desta quarta-feira, a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O crédito na conta corrente acontece no dia 31 de maio e totaliza R$ 7,5 bilhões, estabelecendo um novo recorde em um lote de restituição para 4.129.925 contribuintes. No Rio Grande do Sul serão contemplados 263.495 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, num valor total do crédito de R$ 418.641.521,72. O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Até o momento, mais de 28,8 milhões de declarações já foram entregues até o final da tarde desta terça-feira, 23, sendo que o fisco espera receber 39,5 milhões de documentos. Do total já entregue, 66,67% têm imposto a restituir, 17,72% tem imposto a pagar e 15,61% não se enquadram em nenhuma das situações. Das declarações entregues, 57% utilizaram o modelo simplificado e 22% a pré-preenchida. No Rio Grande do Sul já foram mais de 2 milhões de documentos entregues.
PRIMEIRO LOTE
Neste primeiro lote vão receber os contribuintes com prioridade legal, aqueles idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois, as restituições vão ser pagas de acordo com as regras previstas pela Receita Federal.
Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix – desde que o mesmo seja o CPF – até 10 de maio também vai ter prioridade. Depois, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.
Para consultar quando vai receber a restituição do imposto de renda, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”.