Mais de 25 milhões de contribuintes já entregaram a declaração, diz Receita

No RS o volume entregue já supera 1,7 milhão de declarações

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A Receita Federal já recebeu mais de 25 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 para uma expectativa é que 39,5 milhões de declarações a serem entregues até 31 de maio. No Rio Grande do Sul o volume entregue já supera 1,7 milhão de declarações entregues para uma expectativa de receber até 2,76 milhões de declarações até o final do prazo.

O contribuinte que está concluindo a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2023, ano-base 2022, tem a oportunidade de destinar até 6% do valor devido do IRPF do ano passado para projetos sociais. É possível fazer a destinação na própria Declaração, no montante de até 3% do imposto pode ser destinada aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% aos Fundos de Direitos da Pessoa Idosa, sem qualquer ônus para o contribuinte.

REPASSE

“Destinação de parte do Imposto de Renda da Pessoa Física é uma forma de incentivo fiscal. Incentivos fiscais são benefícios que o Estado concede através de lei para determinados setores que, neste caso, são os Fundos que atendem Crianças e Adolescentes e os idosos”, explica a auditora-fiscal Milena Rebouças Nery Montalvão, chefe da Divisão de Tributação da 5ª Região Fiscal da Receita Federal.

A destinação é um mecanismo que permite a aplicação de parte do imposto recolhido em uma causa considerada importante para o cidadão, refletindo a responsabilidade social e os valores de cada contribuinte. Transforma o Imposto de Renda em um imposto solidário.