A pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, apontou que o ticket médio nas vendas para o Dia das Mães deste ano de 2023 ficou em R$ 298, frente ao valor de R$ 245, no ano passado. Ainda de acordo com o levantamento, 35% dos lojistas da capital disseram ter vendido mais agora do que no último ano. Para 29%, as vendas se mantiveram iguais e 25% dos respondentes citaram uma redução.
Destaque para o volume de compras via cartão de crédito parcelado, com mais de 80% da preferência. Outras opções citadas foram à vista no débito (8%) e com o mesmo índice (4%), à vista pelo Pix e o cartão de crédito em 1x. Os consumidores ainda seguem preferindo fazer compras em lojas físicas, essa foi a escolha de 53%, mas ainda assim, não deixaram de comprar online. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais ficaram com o índice de 47% da escolha.
No vestuário, pijamas (30%), tricôs (26,7%) e blusas (23,3%) foram os itens mais citados. Já no segmento de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, hidratantes (46,7%) e perfumes (33,3%) foram os mais vendidos. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o levantamento realizado mostra que neste ano as pessoas têm se reuniram para efetuar uma compra só, mas de maior valor, ao invés de presentes em maiores quantidades, com valor menor.