Domingo chuvoso provoca transtornos em cidades gaúchas

Para esta segunda-feira, a previsão é de que a frente fria avance para Santa Catarina e perca intensidade

Foto: Maria Eduarda Fortes/CP

O domingo chuvoso teve registro de alagamento na zona Norte da capital, em bairros como Humaitá e Vila Farrapos. No início da noite, a Metsul Meteorologia chegou a lançar um alerta desaconselhando a população a sair de casa em Porto Alegre e região Metropolitana, em função do risco de exposição à chuva intensa. As rajadas de vento chegaram perto de 60 km/h na Base Aérea de Canoas e no Aeroporto Salgado Filho, afetando o tráfego aéreo.

No Interior, os estragos foram maiores no Norte gaúcho, conforme a Metsul. Na ERS 155, próximo a Ijuí, motoristas fotografaram troncos e galhos caídos na rodovia. Em Panambi, o rio Fiuza transbordou, causando alagamento. Também houve queda de árvores, destelhamento e prejuízo ainda não contabilizado. Moradores chegaram a mencionar falta de luz e granizo. Na cidade vizinha de Condor, o temporal arrancou telhas e parte da estrutura de um posto de saúde. O prédio de um sindicato que fica ao lado do hospital da cidade também sofreu destelhamento.

Ainda no Planalto Médio, foram reportados danos em Nova Ramada, onde ao menos uma residência perdeu toda a cobertura, conforme a Defesa Civil estadual.

Na região Central, Cachoeira do Sul teve danos na localidade de Piquiri, próximo ao posto Schell, no interior do município, local de onde foram retiradas preventivamente três famílias, conduzidas ao Pavilhão Comunitário da região. A Coordenadoria Municipal prestou auxílio no local com as ações de socorro e isolamento.

Também tiveram granizo miúdo municípios como Campo Bom e a área rural de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Não havia registro de danos de monta até o fim da noite.

Com a chuva de domingo, os volumes aumentaram ainda mais na sequência de sete dias seguidos de instabilidade, com acumulados acima de 200 mm em muitas cidades. A Metsul enfatiza que, em uma semana, choveu 315 mm em Caçapava do Sul, 247 mm em São Luiz Gonzaga e 224 mm em Soledade.